Novo Padrão em Tratamento de AVC – Instituto CEM conquista para o HUGO Certificação Diamante

2007-hugo

Em um avanço sem precedentes para a saúde pública de Goiás, o Instituto CEM, Organização Social que gere o Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (HUGO) desde 2022, entregou a Secretaria de Saúde do Estado de Goiás e ao Governo de Goiás um título inédito, O Projeto Angels, implantado no HUGO disponibilizou atendimento de emergência para reduzir mortes e incapacitações provocadas pelo AVC.

O “Projeto Angels”, lançado em março de 2022, oferece atendimento a pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC), doença que representa um dos principais agravos de saúde, podendo levar à morte ou incapacidade física e neurológica.

Excelência Reconhecida Internacionalmente

O HUGO recebeu recentemente a ampliação para Diamond Status da premiação Angels Award pela excelência no tratamento de pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC). A certificação é conferida pela World Stroke Organization (WSO) e Sociedade Iberoamericana de Enfermidades Cerebrovasculares (SIECV). Entra para a história como o primeiro hospital, tanto público quanto privado, do estado de Goiás a receber as certificações Platinum e Diamond, que são frutos do compromisso de trabalho incessante na melhoria no atendimento dos pacientes com AVC no estado.

O médico neurologista e coordenador do Projeto Angels no Hugo, Marco Túlio Pedatella, explica que o WSO Angels Awards reconhece os hospitais que demonstraram um claro compromisso com o tratamento de AVC de qualidade e estabeleceram culturas e sistemas para apoiar a melhoria contínua.

Veja um vídeo de simulação do atendimento:

Atendimento Ágil Salva Vidas

“No Hugo, quando o paciente chega dentro das primeiras 4 horas e 30 minutos tem prioridade no atendimento. Hoje, o tempo de entrada do paciente até ele receber a medicação gira em torno de menos de 10 minutos. Esse tempo é comparado e melhor do que muitos centros de referência no Brasil e principalmente em países mais desenvolvidos, tornando o atendimento ao AVC no Estado de Goiás uma referência internacional”, frisou Marco Túlio.

Apresentação de resultados do Protocolo em congressos internacionais e nacionais de neurologia, proporcionou Certificações platinum e diamond “projeto angels”, o Presidente do Instituto CEM, Jeziel Barbosa afirmou que o trabalho em equipe está caminhando para certificação internacional da América Latina WSO Siecv.

Certificação

Salto qualitativo

O atendimento no Hugo proporcionou maior possibilidade de acesso ao melhor tratamento disponível para pacientes com AVC isquêmico na fase aguda, propiciando menor índice de mortalidade e morbidade – dos 20 pacientes atendidos, apenas um paciente evoluiu para óbito por complicações infecciosas. Os demais tiveram excelente recuperação com bons resultados na avaliação pós-alta hospitalar. Desde o início do atendimento foram 106 protocolos de AVC abertos, sendo que 20 estavam em tempo para uso do medicamento que reduz o número de sequelas.

Há um período de tempo de 4h30 minutos desde a identificação dos primeiros sintomas de AVC para que o medicamento possa ser ministrado aos pacientes. A presença do neurologista na emergência do Hugo garantiu um salto de qualidade no atendimento às vítimas de AVC. Houve um aumento de quase 300% na realização de trombólises em pouco mais de três meses – entre os anos de 2020 e 2021, apenas cinco procedimentos foram realizados na unidade.

Deixe uma resposta