Teste de vacina contra coronavírus tem resultados preliminares positivos

x88123692_FILE-PHOTO-Scientists-are-seen-working-at-Cobra-Biologics-they-are-working-on-a-potential-v.jpg.pagespeed.ic.AcS5TQKXxA

A empresa de biotecnologia Moderna anunciou nesta segunda-feira (18) que testes preliminares de uma possível vacina para o novo coronavírus tiveram resultados positivos.

Um balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS), com dados de até sexta-feira (15), aponta que atualmente há 118 vacinas contra o coronavírus sendo desenvolvidas. Entre elas, 8 estão em fase clínica (entre elas, a da empresa Moderna) e 110 em fase pré-clínica (leia mais abaixo sobre o processo de produção de vacinas). No Brasil, começam nesta semana os testes de vacina em animais feitos pelo Incor.

O estudo clínico da empresa Moderna é realizado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, onde o governo investiu US$ 500 milhões de dólares para essa potencial vacina.

“A fase provisória 1, embora em estágio inicial, demonstra que a vacinação com o mRNA-1273 produz uma resposta imune da mesma magnitude que a provocada por infecção natural”, disse Tal Zaks, diretor médico da Moderna, em comunicado.

Oito pacientes receberam doses médias e pequenas da vacina e desenvolveram níveis de anticorpos semelhantes ou superiores aos encontrados em pacientes já recuperados da doença.

Os resultados sugerem, por ora, que a vacina desencadeia um certo nível de imunidade. Porém o resultado envolve um número pequeno de pacientes.

Deixe uma resposta