Terapia Assistida por Animais pode se tornar política pública em Goiás

terapia

Reconhecida em diversos países, a Terapia Assistida por Animais (TAA) é comprovadamente uma técnica útil na socialização de pessoas, na psicoterapia, em tratamentos de pacientes com necessidades especiais, bem como diminuição da ansiedade provocada por diversas causas. É o que argumenta o deputado Delegado Eduardo Prado (PV) em projeto de lei apresentado à Assembleia Legislativa.

O intuito do propositor com a iniciativa é fazer com que esse tipo de terapia passe a ser permitida nos hospitais públicos, contratados, conveniados e cadastrados do Sistema Único de Saúde (SUS), no âmbito do Estado de Goiás. A matéria prevê, ainda, que o Poder Executivo poderá celebrar convênios com as entidades e responsáveis pelos hospitais veterinários, organizações não governamentais (ONGs) e estabelecimentos congêneres.

Segundo justificativa, é fundamental o trabalho de uma equipe multidisciplinar capaz de prescrever o método mais adequado a ser aplicado, acompanhando as atividades e o bem-estar dos animais e dos pacientes, o que irá refletir-se no benefício real da qualidade de vida destes.

O projeto, protocolado na Alego sob o número 1245/20, se encontra em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) sob relatoria do deputado Karlos Cabral (PDT). Se aprovado pelo colegiado, será encaminhado ao plenário da Casa, onde deverá ser deliberado em duas fases de votação. Aprovada nessas etapas, a proposição estará apta a ser sancionada pelo governador Ronaldo Caiado (DEM).

Fonte:Agência Assembleia de Notícias.

Deixe uma resposta